Geriatria. Nutrologia. Ortomolecular.

Você conhece o lúpus?

Doenças autoimunes ainda são um pouco desconhecidas meu amigos, mas precisamos falar mais sobre elas. Você conhece o lúpus? O lúpus eritematoso é uma doença autoimune que faz com que as células de defesa da pessoa ataquem suas próprias células sadias, provocando inflamação nas articulações, pele, olhos, rins, cérebro, coração ou pulmões, não sendo um tipo de câncer.

Geralmente, os sintomas vão surgindo após o nascimento, mas, em alguns casos, podem surgir anos mais tarde por causa de uma infecção, uso de alguns medicamentos ou até mesmo devido à exposição exagerada ao sol, por exemplo.

Embora o lúpus não tenha cura, existem alguns tratamentos que ajudam a aliviar os sintomas e evitar que estes reapareçam. Os principais sintomas de lúpus incluem febre acima de 38º, que pode se tornar constante; cansaço excessivo; dor, rigidez ou inchaço nas articulações; mancha vermelha no rosto, em forma de asas de borboleta; pequenas feridas na pele que pioram quando expostas ao sol; dedos azulados ou brancos quando expostos ao frio; sensação de falta de ar; dor de cabeça e perdas de memória.

Estes sintomas variam em cada caso, dependendo dos órgãos afetados pela doença e, por isso, pode ser difícil diagnosticar, especialmente porque apresenta sintomas que podem indicar outras doenças. Alguns alimentos podem ajudar no tratamento do lúpus como: salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha e truta, pois são ricos em ômega 3; chá verde, alho, aveia, cebola, brócolis, couve-flor e repolho, semente de linhaça, soja, tomate e uva, pois são antioxidantes; abacate, laranja azeda, limão, tomate, cebola, cenoura, alface, pepino, nabo, couve, germinados, beterraba, lentilha, pois são alimentos alcalinizantes.

Lembre-se, amigos, em caso de qualquer dúvida ou sintoma, procurem um médico. O acompanhamento de um profissional é essencial em todos os casos.

Sobre o Autor:

Yara Dantas

Deixar Um Comentário