Geriatria. Nutrologia. Ortomolecular.

Dicas para o sexo na terceira idade

O desejo sexual não depende de idade e não deve ser ignorado. Não existe isso de “sou uma vovó, não tenho mais idade para isso”. Com os avanços da ciência, a expectativa de vida aumentou e os aliados que podem ajudar a aproveitá-la plenamente também.
Recursos como a reposição hormonal realizada de forma adequada e com devido acompanhamento podem ser preciosos. Isso sem falar em exercícios físicos moderados, alimentação adequada e, claro, um parceiro/a carinhoso, interessado e compreensivo.
Além do prazer, uma atividade sexual plena pode inclusive diminuir o risco de hipertensão, segundo um estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. E ainda temos os benefícios psicológicos, aumento da autoestima e confiança etc.
O sexo pode ser maravilhoso em qualquer idade, mas não podemos esquecer de certos cuidados. Homens idosos, em sua maioria, tem uma resistência maior em usar preservativos, por exemplo. Eles são fundamentais para evitar eventuais doenças. Sejam felizes em qualquer idade, mas sempre com responsabilidade e cuidado! Abaixo algumas dicas para uma vida sexual prazerosa e saudável. Em qualquer idade.
1. Seja compreensivo com você mesmo e com seu (sua) parceiro (a).
2. Inove e experimente! Não há nada de errado em conhecer novas sensações e prazeres.
3. Não adianta nada ficar comparando o que acontecia há anos atrás e a situação atual. As coisas são diferentes, mas isso não quer dizer que não serão boas.
4. Esteja aberto (a) a tentar quantas vezes for preciso. É importante deixar a frustração de lado e tentar outra vez.
5. Se necessário, faça uso de lubrificantes. Eles facilitam a penetração e a tornam mais prazerosa.
6. Conversar é muito importante.
7. Cuidado com medicamentos. Lembre-se que devem ser tomados apenas sob supervisão médica.
8. Faça exames para saber como anda a sua saúde. Muitas vezes o desempenho sexual pode estar relacionado à algum problema de saúde.
9. Não abra mão do beijo e do carinho.
10. Recupere ou aprimore o romantismo. Decorar o espaço, meia luz, lençóis confortáveis e limpos, massagem…

Sobre o Autor:

Yara Dantas

Deixar Um Comentário