Geriatria. Nutrologia. Ortomolecular.

Coxinha fit

Quem não gosta de coxinha, bom sujeito não é! Brincadeiras a parte, a coxinha é considerada a comida de boteco mais amada no Brasil. Essa iguaria ganhou o coração e estômago de muita gente e dificilmente você vai ouvir alguém dizer que não gosta! A questão é que essa delícia costuma ser muito calórica e gordurosa, não só pela massa, mas também pelo recheios com catupiry e outros queijos e ingredientes engordativos. Mas tem salvação para a gente comer essa maravilha de uma forma bem mais saudável. Aproveite a receita para o lanchinho do fim de semana!

Coxinha fit

Ingredientes
– 500 gramas de peito de frango cozido e desfiado
– 100 ml da água onde o frango foi cozido
– 2 tomates bem maduros
– 1 cebola grande
– 350 gramas de batata doce já assada
– sal rosa do himalaia
– orégano, pimenta, outros temperos de sua preferência
– 1 ovo inteiro
– 2 dentes de alho
– 1 colher de óleo de coco ou azeite de oliva, por exemplo.
– 3 colheres de farinha de linhaça

Modo de Preparo

*MASSA

Amasse as 350 gramas de batata doce com um garfo; leve o frango já desfiado para a batedeira ou mixer para ficar em partes ainda menores
Misture 250g do frango desfiado, o ovo inteiro, a batata doce amassada, uma pitada do sal e os seus temperos favoritos. E amasse com as mãos. Prontinho, a massa está pronta. Reserve.

*RECHEIO

Com o fogo médio/baixo, em uma panela coloque o óleo, o alho e a cebola e deixe dar uma douradinha, acrescente uma concha da água do cozimento do frango, para desmanchar a cebola. Pegue o tomate, que deve estar previamente descascado. Depois de picadinho, coloque na panela com a cebola, deixe desmanchar e coloque mais umas 2 conchas da água do frango.
Agora é só por o frango previamente desfiado e mexer e o recheio está pronto.

Finalizando

Pegue a massa e faça uma meia bola com o centro para dentro. Insira o molho de frango e tampe com mais massa, agora com um formato cônico, passe na farinha de linhaça e coloque em uma forma previamente untada (uso óleo de coco, pode ser canola também, pois esses não se alteram com o calor)

Pré aqueça o forno por alguns minutos, coloque as coxinhas na temperatura de 250º por 30 minutos.

Essas quantidades rendem 6 coxinhas médias.

Sobre o Autor:

Yara Dantas

Deixar Um Comentário