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Comece a semana com mais disposição

É isso mesmo galera, toda semana uma segunda-feira nova, com desafios, metas. Mas e aquela preguiça que nos acompanha? Como espantar ela e começar a semana melhor? Você não precisa tomar medidas mirabolantes para se manter no pique durante todo o dia. Hábitos bem simples podem se encarregar de espantar a indisposição e deixar seu físico e seu emocional sempre em bom estado. Se você tiver uma boa noite de sono, vai acordar bem disposto para enfrentar o trabalho e as demais atividades que surgirem ao longo do dia. Mas essa energia toda vai depender também do que você come ao longo do dia. Aí vão algumas dicas simples e que podem fazer toda a diferença na sua rotina:

Acorde cedo e capriche na alimentação

Acordar cedo faz com que você mantenha uma alimentação mais saudável pela manhã, diminuindo a ingestão de doces e refrigerantes durante o dia. Um bom desjejum inclui uma fruta para baixar seu índice glicêmico, um pão, uma fatia de queijo, um ovo mexido, um iogurte com alguma fruta + aveia ou linhaça.

Coma a cada três horas

Ficar muito tempo sem comer faz com que o corpo entre em alerta e guarde um “estoque” de gordura, pois não sabe quando receberá alimento novamente.

Separe um tempo do dia para praticar exercícios

Pelo menos 30 minutos por dia podem aumentar a sua disposição e fazer toda a diferença no dia a dia.

Invista na qualidade do seu sono

O sono está relacionado com a manutenção e conservação de energia, amadurecimento do sistema nervoso central, fortalecimento do sistema imunológico, consolidação da memória e aprendizado, secreção e liberação de hormônios (hormônio do crescimento, insulina entre outros), função termorreguladora, relaxamento e descanso da musculatura. Mas dormir nem sempre é fácil. O estresse e a má alimentação interferem na qualidade do sono.

Dedique um tempinho ocioso a algum hobby

Quando você retira ou diminui da sua vida um ato que lhe dá prazer, você precisa de algo para ocupar e substituí-lo. Caso contrário, você começará a ter comportamentos impulsivos e perder o controle. Então atos como cozinhar, ir ao cinema, ouvir novas músicas, começar a frequentar a academia, estudar ou até mesmo criar um animal de estimação são algumas das opções para evitar o desânimo.

Sobre o Autor:

Yara Dantas

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