Geriatria. Nutrologia. Ortomolecular.

A importância do colágeno

Além de deixar cabelos, unhas e pele mais bonitos, o colágeno é essencial para a saúde dos nossos ossos e das articulações. Essa proteína fibrosa e insolúvel é encontrada principalmente em peixes, carne e ovos. Em geral, ela é mais facilmente absorvida pelo organismo quando é de origem animal.

Essencial para as cartilagens, a falta de colágeno pode colaborar para o aparecimento de doenças degenerativas das articulações, como a osteoartrite, uma das doenças mais frequentes.

Mas qual a quantidade de colágeno que devemos ingerir por dia?

Assim como boa parte dos fatores de influência no nosso corpo, ela varia de pessoa para pessoa. O cálculo deve ser realizado de acordo com o peso de cada um. O indicado seria 2g de proteína por quilo, aproximadamente. A cada 100g de carne, uma rica fonte de colágeno, apenas 30g são de proteína. Portanto, para atingir o nível ideal para uma pessoa de 60 kg seriam necessários 400g de carne por dia, quantidade muito acima do indicado por especialistas. Neste momento ficamos com a dúvida, o que fazer? Uma suplementação? Comer a quantidade indicada mesmo assim? O melhor nesses casos meus amigos, é procurar um médico. O profissional correto irá analisar o seu caso e te ajudar a encontrar o equilíbrio!

Sobre o Autor:

Yara Dantas

Deixar Um Comentário