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Mais cor, por favor!

Quantas vezes já ouvimos que quanto mais cor no prato mais nutritivo ele é? Mas você conhece as propriedades dos alimentos de acordo com a cor? Então veja algumas dicas para um prato colorido e super saboroso!

Vermelho e roxo: ricos em antocianinas (que lhes conferem o pigmento), atuam na prevenção de doenças cardíacas e infarto, inibindo a formação de coágulos e também reduzindo o colesterol.
Exemplos: repolho roxo, beterraba, berinjela com casca, cereja, ameixa, uva rubi.

Vermelho: alimentos ricos em licopeno, que lhes confere a coloração vermelha característica e que tem propriedades antioxidantes importantes, principalmente no que se refere à prevenção de câncer de próstata e de mama.
Exemplos: tomate, goiaba, melancia, morango.

Laranja/amarelo: ricos em xantofilas e criptoxantinas, possuem ação protetora das células. Também são ricos em fibras, que melhoram o funcionamento intestinal, prevenindo a constipação (prisão de ventre).
Exemplos: nectarina, laranja, mamão, papaya, pêssego, abacaxi, maracujá.

Laranja: estes são ricos em betacaroteno, que é precursor da vitamina A. A substância atua na saúde da pele, cabelos e olhos.
Exemplos: manga, tangerina, cenoura, abóbora, pêssego.

Verde e amarelo: possuem carotenóides que estimulam o sistema imunológico, previnem processos inflamatórios da pele e desenvolvimento da catarata, além de degenerações que comprometam a visão.
Exemplos: alface, mostarda (folhas), abobrinha, vagem, ervilha, ervilha-torta, pepino com casca, abacate, kiwi, milho.

• Verde: os vegetais de folhas verdes escuras são ricos em ferro e auxiliam na prevenção da anemia, principalmente se consumidos com alimentos ricos em vitamina C. Eles também possuem a vitamina K, cuja ação é anti-hemorrágica. Além disso, possuem princípios ativos que estimulam a produção de enzimas a nível hepático com ação anti-cancerígena.
Exemplos: brócolis, couve, couve-flor, couve de bruxelas, espinafre, escarola, salsinha.

Branco e verde: este é um grupo de alimentos ricos em flavanóides, com ação anticancerígena. O alho, por exemplo, é rico em alicina e a cebola em quercetina, que tem ação protetora do sistema cardiovascular, analgésica e anti-inflamatória.

Exemplos: acelga, endívia, erva doce, salsão, alho poró, cebolinha, cebola, alho, cogumelos.

Sobre o Autor:

Yara Dantas

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