Geriatria. Nutrologia. Ortomolecular.

Alimentos que auxiliam no funcionamento da tireoide

A glândula tireoide é fundamental para liberar hormônios que garantem o funcionamento de todo o organismo. Quando algo não vai bem, ou seja, quando há hipotireoidismo (produção insuficiente de hormônios) ou hipertireoidismo (produção exagerada de hormônios), desde a pele até coração podem ser afetados.

E o problema é mais comum do que parece. Segundo dados do Instituto da Tireóide, 15% da população acima de 45 anos sofre de problemas na tireóide. Entre as principais causas de problemas na tireoide está uma dieta desequilibrada, relacionada especialmente ao consumo de iodo, além de outros nutrientes, como o selênio.

Alimentos:

Algas marinhas: Algas marinhas são uma fonte riquíssima de iodo e ainda oferecem uma quantidade considerável de selênio, nutrientes fundamentais para a produção de hormônios pela tireoide.

Castanha-do-pará: Rica em selênio e ômega-3, uma gordura poli-insaturada, a castanha-do-pará fornece nutrientes que servem de matéria-prima para a produção de hormônios pela tireoide.

Quinoa: O alimento é rico em cálcio, ferro, fibras, magnésio, potássio e zinco.

Óleo de peixe: Assim como as algas marinhas, o óleo de peixe também é rico em iodo. Só fique atento para escolher as opções certas: salmão, sardinha e atum.

Leite e derivados: Cálcio, vitamina D, vitamina A e iodo são os principais nutrientes presentes no leite. Estes dois últimos são alguns dos principais responsáveis pelo bom funcionamento da tireóide.

Gema de ovo: A gema de ovo é conhecida por seus componentes antioxidantes, que favorecem principalmente a saúde ocular. Mas a pequena quantidade de iodo presente no alimento também é importante para a produção de hormônios pela tieroide. Além disso, a gema apresenta carotenóides (responsáveis pela cor amarelo alaranjada) que são uma pré-vitamina A, também importante para a glândula.

Carne vermelha: A carne vermelha é fonte de zinco e selênio, importantes para a produção hormonal.

Laranja: Rica em carotenóides e vitamina C, a laranja pode auxiliar no bom funcionamento da tireoide.

Sobre o Autor:

Yara Dantas

Deixar Um Comentário