Geriatria. Nutrologia. Ortomolecular.

Você conhece as doenças nutricionais?

Primeiramente, devemos esclarecer a diferença entre alimentação e nutrição. Alimentação é o ato de suprir a fome, ou seja, de forma voluntária e consciente o ser humano obtém produtos para o seu consumo. Já a Nutrição é o ato de ingerir nutrientes fundamentais para o corpo e abrange toda uma série de processos que se realizam para manter a saúde do indivíduo.

Portanto, doenças nutricionais são causadas por um desequilíbrio na nutrição e elas são classificadas em três categorias. A primeira engloba aquelas que são causadas por falta de nutrientes, enquanto a segunda pelo excesso deles. A terceira categoria engloba as doenças causadas por componentes tóxicos nos alimentos.

A grande maioria das doenças tem uma forte correlação com a Nutrologia, e vamos conhecer algumas delas.

Obesidade: A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado por um desequilíbrio entre a ingestão alimentar e o gasto energético correspondente.
Diabetes: É um transtorno metabólico que aumenta a quantidade de glicose no sangue decorrente da deficiência na produção de Insulina ou baixa eficácia deste hormônio.
Hiperlipedemias: Consiste em concentrações elevadas de gorduras (colesterol e/ou triglicerídeos) no sangue. Fator altamente de risco modificável para doenças cardiovasculares e arteriosclerose.
Hipovitaminose: É definida como a falta ou deficiência de vitamina no organismo. Geralmente é causada devido a uma alimentação incompleta, mas também pode surgir após determinados problemas de saúde.
Hipertensão: uma doença crônica determinada por elevados níveis de pressão sanguínea nas artérias, o que faz com que coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer circular o sangue através dos vasos sanguíneos.
Osteoporose: Caracteriza-se pela diminuição da massa óssea deixando os ossos com aspectos esponjosos, frágeis, finos e mais sujeitos a fraturas.

Anemia: O conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais. As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, cobre, vitamina B12 e proteínas.

Câncer: A rotineira alimentação desequilibrada dos brasileiros como comida gordurosa, obesidade, bebidas, excesso de carne vermelha , embutidos e condimentos nos alimentos tem forte correlação com diversos tipos de câncer no nosso País.

Sobre o Autor:

Yara Dantas

Deixar Um Comentário