Geriatria. Nutrologia. Ortomolecular.

Conheça os benefícios da quinoa

Cultivada nos Andes, a quinoa é parte importante da alimentação dos habitantes da região, sendo consumida nos países andinos como um equivalente do arroz aqui no Brasil – porém, carrega diversos nutrientes que não estão presentes no grão mais famoso do nosso país. Por ser rica em proteínas, a quinoa ajuda no fortalecimento muscular, principalmente para quem pratica atividades físicas. Suas quantidades significativas de ômega 3 e 6 são importantes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares e redução do colesterol. Ela também ajuda no fortalecimento dos ossos e prevenção de doenças como osteoporose e hipertensão, devido a suas quantidades de cálcio.
Como preparar:

A Lavagem: Mesmo que a maioria das quinoas embaladas, já tenham tido uma pré lavagem é importante enxaguar as sementes para retirar a saponina. Para isso basta encher uma tigela com água quente, adicionar a quinoa e deixar de molho por 2 minutos, depois enxague bem mexendo com as mãos para tirar todas as impurezas e saponina.

O Preparo: Adicione duas xícaras de água e deixe a água ferver, coloque 1 xícara de quinoa e o sal, e mexa de vez em quando até levantar fervura. Assim que ferver, tampe e abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 15 minutos. Deixe descansar com a tampa fechada por 5 minutos antes de servir.

Atenção: A quinoa deve estar pronta quando ficar transparente com linhas brancas em volta.

Depois de Pronto: Solte os grãos com um garfo, tempere a gosto e sirva.

Sobre o Autor:

Yara Dantas

Deixar Um Comentário