Geriatria. Nutrologia. Ortomolecular.

Sal disfarçado faz bem ao coração

O sódio é um componente vital para o corpo e essencial para a manutenção de várias funções fisiológicas do organismo. Porém não é necessário adicionar sal à dieta, pois a quantidade necessária para repor as perdas do nutriente é próxima do conteúdo já existente nos alimentos in natura. Além disso, o organismo apresenta alta capacidade de conservar sódio e perdas importantes do mineral só ocorrem em situações não usuais, como na sudorese prolongada. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de sal deve ser de no máximo 5g/dia. Para pessoas hipertensas, o consumo diário total de sal deve ser de no máximo 4g (1.500mg de sódio), o equivalente a uma colher de chá.

Consumir sal em excesso pode ter vários efeitos prejudiciais à saúde. O alto consumo pode estar relacionado com doença cardiovascular, acidente vascular cerebral, hipertrofia ventricular esquerda, independentemente ou associadas com a elevação da pressão arterial. Por isso a sugestão é substituir o sal de cozinha pelo sal disfarçado! Uma maneira saudável e deliciosa para temperar a sua comida!

Sal verde 1

· 1 colher (chá) de manjericão
· 1 colher de orégano
· 1 colher de raspa de limão ralado
Bata no liquidificador. Pronto: Você tem uma mistura que substitui o sal e pode temperar qualquer alimento.

Sal verde 2

· Comprar temperos frescos, como alecrim, sálvia, manjerona, tomilho, 8-10 folhas de louro verde (uma embalagem de cada ou a gosto)
· 5-6 dentes de alho
· 1 kg de sal grosso
Retirar os caules dos temperos, do tomilho, da sálvia, alecrim e da manjerona, e das folhas de louro. Para quem não gosta de alho pode fazer sem, mas nunca acrescentar cebola, pois ela fermenta e estraga o tempero.
No liquidificador: colocar um pouco do sal e um pouco de cada tempero, batendo um pouco, e mexendo. Ao final, misturar bem e guardar em vidros com tampa. Não precisa guardar na geladeira. Com o tempo a cor verde se altera, mas não estraga. Pode-se usar por 6 meses.

Sal verde 3
· 1/2 maço de manjericão fresco
· 1/2 maço de hortelã fresco
· 1/2 maço de temperinho verde fresco
· 1/2 maço de salsinha fresco
· 1 cebola cortada em 4 partes
· 4 dentes de alho
· 4 colheres (sopa) de azeite de oliva
· 300 g de sal marinho
Liquidificar todos os ingredientes, menos o sal. Misturar em um bowl com o sal. Armazenar em potinhos. Validade: geladeira 3 meses/ freezer 6 meses.

Sobre o Autor:

Yara Dantas

Deixar Um Comentário