Geriatria. Nutrologia. Ortomolecular.

Cuidados com o idoso no inverno

Ô tempinho gelado! Nossos queridos idosos sofrem especialmente com este tempo frio. E o pior, como são naturalmente mais frágeis, acabam como principais vítimas das chamadas doenças de inverno. Além da temperatura, o ar seco e o maior tempo em ambientes fechados contribuem para isso. Asma, otite, gripe, resfriado, amigdalite, pneumonia e sinusite são as mais frequentes.
Por isso, é importante levar os idosos para tomar a vacina contra gripe. Mas isso só não é suficiente, já que não previne contra as outras doenças. Além de uma boa alimentação com frutas, verduras, legumes, sopas, os idosos devem sempre estar bem agasalhados, com as mãos bem lavadas. Devem também evitar, sempre que possível, os lugares fechados e muito cheios.
Um bom banho de sol, quando for possível, também é aconselhável, já que ajuda a ativar a Vitamina D (que atua no sistema imunológico, que cuida da defesa do nosso organismo) e aquece o corpo. Mas sempre antes das 10h e depois das 16h. Exercícios leves também são indicados, mas sempre com acompanhamento médico, é claro.
Com esses cuidados, nossos entes queridos podem atravessar a estação saudáveis e felizes.

Sobre o Autor:

Yara Dantas

Deixar Um Comentário